Resultado dos inquéritos

O resultado dos inquéritos foi bastante positivo, recolhemos cerca de 115 inquéritos válidos e 2 nulos.
Após a sua contagem obtemos os seguintes resultados:



Consideramos esta pergunta, básica do conhecimento geral sobre a cortiça, e embora a grande maioria, cerca de 86%, tenha afirmado que a cortiça é um produto renovável, é de considerar os 14% que afirmam que não é, não tendo qualquer noção sobre a cortiça, enquanto recurso renovável. O que nos incute uma tarefa acrescida, não só desenvolver o projecto como dar a conhecer a cortiça.



Com esta questão procuramos averiguar se os jovens têm noção da quantidade de cortiça que é produzida em Coruche, por ano, para esta ser considerada a capital mundial da cortiça. Analisando os resultados obtidos, verifica-se que a maioria dos jovens, perto de 70 numa amostra de 117, acha que são retiradas em Coruche, entre 1000 a 5000 toneladas de cortiça, por ano, demonstrando não ter uma verdadeira noção da quantidade real de cortiça retirada em Coruche por ano, sendo esta entre 5000 a 9000 toneladas, cerca de 8400 mais precisamente.


Questão motivada pela necessidade de análise do peso da cortiça na vida profissional/económica, da população de Coruche.
Embora a maioria dos jovens, cerca de 65%, afirmar que ninguém da sua família tenha uma área profissional relacionada com a cortiça, não ficamos admirados pois os 35% que têm uma resposta afirmativa, dentro de uma amostra de 119 pessoas, têm bastante peso.



Esta questão já estaria em discussão dentro do nosso grupo, pois é uma opção que temos de tomar para realização do nosso projecto final.
As respostas dos jovens foram-nos úteis, embora consideremos bem dividido o gosto pelo turismo e desporto, facilitando a nossa escolha pois ambos os temas são da preferência dos jovens.


O nosso projecto não só incide no tema da cortiça, como também noutras vertentes, o desporto e turismo, logo o incentivo ao desporto é outra das nossas motivações. Como tal, tivemos necessidade de perceber se os jovens aderem ao desporto, como actividade prática, ou não.
As respostas foram totalmente esperadas, e embora seja positivo o número de jovens que praticam desporto, não podemos ignorar os 41% que não praticam, e devemos incentivá-los á pratica deste.





Uma vez que analisamos a percentagem de jovens que praticam desporto, quisemos também ir saber quais os desportos que praticam, para ir de encontro com os seus interesses.
Os resultados obtidos foram bastante variados, mas destaca-se o gosto pelo futebol, btt e natação. A natação corresponde há maioria dos jovens, sendo para nós benéfico pois o nosso projecto insere-se no meio aquático.








A percentagem de respostas “não”, a esta pergunta dá a entender que a maioria dos inquiridos não acredita muito no facto de a cortiça ser útil em muitos desportos, o que nos faz pensar que temos um projecto inovador mas também que faltam muitos passos no processo de divulgação da cortiça como produto útil nos nossos dias. Sendo para obter conclusões como esta, que nos levou a inquirir se se poderia utilizar a cortiça nos mais variados desportos.




Esta questão surgiu na expectativa de percebermos se os inquiridos nos poderiam transmitir novas ideias e ir de encontro às que o grupo tinha.
Os resultados desta pergunta remete-nos para a utilização da cortiça no meio aquático, como antes referido em outra pergunta, devidos às suas propriedades (como a flutuabilidade), o facto de a maioria ter indicado a canoagem como desporto que pode utilizar cortiça e sendo este um desporto aquático, faz com que a parte do nosso projecto que inclui o meio aquático e a cortiça, conjugados, se torne ainda mais pertinente.


Em suma, estes inquéritos ajudaram-nos a perceber qual a opinião dos jovens, que conhecimento têm sobre a cortiça e a nossa região, e como gostam e praticam, desporto.
Criou-nos novos objectivos como:
·       Dinamizar a importância da cortiça em Coruche
·       Em que consiste a cortiça, as suas propriedades
·       Divulgar a inovações em que podemos utilizar a cortiça
·       Incentivar a prática de desporto, algo que consideramos importante para os jovens e para a sua saúde
·       Dinamizar os desportos existente na nossa região

Sem comentários:

Enviar um comentário